Interaja conosco

Cinema

5 filmes para assistir na semana da consciência negra

Publicado

em

Por Igor Horbach

20 de novembro é o Dia Nacional de Zumbi dos Palmares e da Consciência Negra, mais que um dia de celebração, é um dia dedicado à reflexão, um dia político que representa a resistência e a luta por direitos da população negra. A data foi instituída no Brasil através da lei nº 12.519 em 10 de novembro de 2011. O dia escolhido, faz referência à morte de Zumbi dos Palmares, ocorrida em 1695, o último líder do quilombo dos Palmares. 

Com essa data, os movimentos buscam fomentar as discussões raciais em todos os meios sociais do país. Buscando aprofundar essas discussões, separamos uma lista de filmes dirigidos por pessoas negras para assistir durante a semana da Consciência Negra, até porque, um único dia não é suficiente para trabalhar todas as questões necessárias que um movimento tão importante precisa. 

1. Medida Provisória (2022)

Com direção do incrível Lázaro Ramos, Medida Provisória estreou nos cinemas em 2022 e foi sucesso de público. A trama gira em torno de uma iniciativa de reparação pelo passado escravocrata, o governo brasileiro decreta uma medida provisória e provoca uma reação imediata no Congresso Nacional. Os parlamentares aprovam uma medida que obriga os cidadãos negros a se mudar para a África na intenção de retomar as suas origens. A aprovação afeta diretamente a vida do casal formado pela médica Capitú e pelo advogado Antônio, além de seu primo, o jornalista André, que mora com eles no mesmo apartamento.

O longa brasileiro está disponível para assistir na Globoplay.

2. NÓS (2019)

O filme conta com a direção de Jordan Peele e fez muito sucesso na época de seu lançamento, faturando US$255 milhões em bilheteria. Na trama, Adelaide e Gabe levam a família para passar um fim de semana na praia e descansar. Eles começam a aproveitar o ensolarado local, mas a chegada de um grupo misterioso muda tudo e a família se torna refém de seres com aparências iguais às suas. O filme está disponível para assistir na Amazon Prime.

3. HARRIET (2019)

Kasi Lemmons assina Harriet como diretor da biografia de Harriet Tubman, figura importante na luta da absolvição da escravidão nos Estados Unidos. O filme começa logo após de ter escapado da escravidão, Harriet Tubman decide ajudar centenas de escravos a fugirem do sul dos Estados Unidos durante a Guerra Civil americana, no ano de 1849. Suas ações dão um novo direcionamento para a história, e a ativista política se torna uma das maiores heroínas do país. O longa está disponível para assistir na Netflix.

4. Amor em tempos de ódio (2018)

O drama de época dirigido por Amma Asante, se passa Em 1944, uma menina de 15 anos, filha de mãe branca alemã e pai negro africano, conhece um membro da Juventude Hitlerista. Eles se tornam amigos, conectados pelos horrores que estão sendo cometidos ao seu redor. O longa está disponível pra alugar no Youtube Filmes.

5. Moonlight: Sob a Luz do Luar (2017)

Moonlight venceu o Oscar de Melhor Filme e de Melhor Ator Coadjuvante em 2017 e fez um enorme sucesso na época de seu lançamento. Dirigido por Barry Jenkins, o longa conta a história de Black que trilha uma jornada de autoconhecimento enquanto tenta escapar do caminho fácil da criminalidade e do mundo das drogas de Miami. Encontrando amor em locais surpreendentes, ele sonha com um futuro maravilhoso. O filme está disponível na HBO Max.

É autor, ator, dramaturgo e produtor brasileiro. Nascido em Tangará da Serra – MT, publicou seu primeiro livro aos 14 anos e o segundo aos 16. Em 2017 se mudou para Curitiba onde iniciou sua carreira de ator, produtor e dramaturgo. Em 2019, produziu e dirigiu a serie Dislike. Em 2020 publicou seu drama de estreia, Cartas para Jack. Em 2021 lançou a série de contos intitulada Projeto Insônia.

Comentar

Responder

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Seja nosso parceiro2

Megaidea