Interaja conosco

Literatura

Viagens Extraordinárias de Júlio Verne chega a Pontal do Paraná

Publicado

em

Por Vanessa R Ricardo

Além das atividades voltadas a alunos da rede pública de ensino, o projeto oferece oficinas de teatro e de mediação de leitura, abertas à população 

Após passar por Matinhos, o projeto de incentivo à leitura “Viagens Extraordinárias de Júlio Verne pelo Litoral do Paraná” chega a Pontal do Paraná. Realizada pela Canô Produções, a iniciativa tem como objetivo estimular a formação de jovens leitores e contribuir para o acesso à literatura, a partir da obra do escritor francês Júlio Verne, considerado o criador do gênero de ficção científica. 

Durante duas semanas, balneários de Pontal do Paraná receberão diversas atividades gratuitas. Entre os dias 23 a 25 de outubro, o Colégio Estadual Maria Helena Teixeira Luciano, no balneário Shangri-lá, vai receber Fabi de Cezaro em atividade de contação de histórias. Entre os dias 28 de outubro a 01 de novembro, Anna Carolina Azevedo vai realizar rodas de leituras com os alunos. 

“Quando eu me tornei mediadora de leitura lá em 2013, voltei a ter contato com a obra de Júlio Verne. Sou leitora e fã da literatura dele desde a minha infância. Uma das coisas que acho bem interessante é que muitas pessoas não conhecem o autor, mas sem dúvida em algum momento da vida ouviram sobre os seus livros, como A Volta ao Mundo em 80 Dias, Viagem ao Centro da Terra ou Vinte Mil Léguas Submarinas. E foi lembrando da minha infância como leitora que decidi mediar com as crianças e jovens os livros de Verne”, lembrou Anna, a idealizadora do projeto.

Nos dias 26 e 27 de outubro, acontecerá uma oficina de teatro no Balneário Primavera, no auditório da Casa da Cultura. Já nos dias 28 e 30 de outubro acontece no Balneário de Ipanema, na Biblioteca  Municipal Abílio João Vizotto, oficina de mediação de leitura ministrada pela mediadora Daniele Rosa. Ao todo, são 30 vagas gratuitas e abertas para a população.

“A mediação de leitura é como uma ponte entre o livro e as pessoas. A ideia de mediação parte de um lugar de que não se ensina a gostar de ler, mas sim transmitir esse prazer e amor pela leitura.E a ideia da oficina é sensibilizar os participantes e oferecer ferramentas para que eles possam desenvolver um trabalho dentro de seus contextos para que eles possam se tornar agentes de partilha”, lembrou Daniele Rosa.  

O objetivo da oficina é capacitar os participantes a se tornarem mediadores de leitura, permitindo que possam aplicar o incentivo à leitura no cotidiano. Além de inserir a prática da mediação dentro da economia criativa, favorecendo a geração de trabalho e renda. 

Gabriela Uyeda, aluna do curso de Licenciatura em Linguagem e Comunicação, da UFPR Litoral, que participou da oficina em Matinhos, falou da importância de ter vivido essa experiência. “Por ter feito magistério, já tinha tido contato com a contação de história, mas era muito focado no ensino fundamental um e na educação infantil. Além da oficina, tive a oportunidade de participar de duas rodas de leituras voltada a jovens do ensino médio e foi incrível, pois aprendemos como envolver os estudantes com a leitura e dos resultados que surgem através desse trabalho”, comentou Gabriela.  

Os participantes da formação irão ganhar o livro “Os jovens e a leitura: Uma Nova Perspectiva” da antropóloga Michèle Petit, além de concorrer a um combo  com as obras de Júlio Verne. 

Além das atividades de incentivo à leitura, a escola participante também receberá oito tablets, para que os estudantes possam ter acesso a ebooks, audiobooks. A biblioteca municipal também vai receber combos com exemplares dos livros “A Ilha Misteriosa”, “A Volta ao Mundo em Oitenta Dias”, “Uma Cidade Submersa”, “Viagem ao Centro da Terra” e “Vinte Mil léguas Submarinas”, todos de autoria do escritor francês.

Para participar da oficina de Mediação de Leitura, basta fazer a inscrição a partir do link https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSdJFa-ftAodPMukiK4_pCu6T-5B9SariuvKa2lcjrtk2G1Baw/viewform

O projeto “Viagens Extraordinárias de Júlio Verne pelo litoral do Paraná” é uma realização da Canô Produções, com incentivo da Copel. O projeto foi aprovado no Programa Estadual de Fomento e Incentivo à Cultura, Profice da Secretaria de Estado da Cultura. 

Serviço:

Oficina de Mediação de leitura 

Quando: 28 e 30 de outubro, das 14h às 17h

Onde: Biblioteca Municipal Abílio João Vizotto – Rua Alba de Souza e Silva, 1136 – Balneário Ipanema 

Inscrições: gratuitas 30 vagas – clique no link

https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSdJFa-ftAodPMukiK4_pCu6T-5B9SariuvKa2lcjrtk2G1Baw/viewform

 

Ficha técnica:

Coordenação de projeto: Daniele Rosa

Produção executiva: Luana Camargo | Canô Produções

Mediação de leitura: Anna Carolina Azevedo e Fabiane de Cezaro

Oficinas: Caio Monczak e Daniele Rosa

Estágio em mediação de leitura: Bia Fluz

Articulação local | Pontal do Paraná: Emanuele Assini

Assessoria de imprensa: Vanessa Ricardo

Design gráfico: Victor Uchoa

Captação de recursos: Sauí responsabilidade social 

Comentar

Responder

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Seja nosso parceiro2

Megaidea