Interaja conosco

Educação e Cursos

Últimos dias para inscrições no curso Hip Hop em Extensão da UFPR

A iniciativa vai formar oficineiros e oficineiras nos quatro elementos da cultura: MC, DJ, Breaking e Graffiti, ainda em 2025.

Publicado

em

Coletivos do movimento Hip Hop do Paraná, em parceria com a Universidade Federal do Paraná (UFPR), seguem com inscrições abertas até o dia 4 de setembro para o curso de extensão Hip Hop em Extensão. A iniciativa vai formar oficineiros e oficineiras nos quatro elementos da cultura: MC, DJ, Breaking e Graffiti, ainda em 2025.

O projeto reconhece o Hip Hop como ferramenta de educação e transformação social, resultado do trabalho do GT Paraná da Construção Nacional do Hip Hop. A coordenação institucional é da Pró-Reitoria de Ações Afirmativas e Equidade (PROAFE/UFPR), com financiamento da deputada federal Carol Dartora.

Com 40 horas de duração, o curso será realizado em 10 encontros presenciais aos sábados, entre outubro e dezembro, na sede da UFPR no bairro Rebouças, em Curitiba. Os dois primeiros encontros serão dedicados à história e filosofia do Hip Hop. Depois, os participantes se dividirão em formações práticas no elemento escolhido no ato da inscrição. Nos encontros finais, a formação abordará produção cultural e elaboração de projetos para leis de incentivo.

O material didático foi elaborado especialmente para o curso, produzido por mestres e mestras atuantes no movimento. Ao concluir as atividades, os participantes receberão certificação oficial da UFPR como arte-educadores no elemento de sua formação.

Segundo o DJ BK12, integrante do GT Paraná e coordenador do curso, a certificação tem papel estratégico:

“A formação permitirá que os participantes levem os saberes para suas comunidades e realizem oficinas, formando novas gerações do movimento. Além disso, abre portas para políticas públicas e editais, fortalecendo o Hip Hop como força social e cultural”, afirma.

Ao todo, são 60 vagas, sendo metade destinada à comunidade acadêmica da UFPR e UTFPR, e metade ao público externo. 50% das vagas são reservadas a ações afirmativas, contemplando indígenas, quilombolas, povos tradicionais, pessoas negras, ciganas, mulheres, pessoas trans e pessoas com deficiência.

As inscrições são gratuitas e podem ser feitas exclusivamente pelo formulário online:
👉 Inscrições até 04/09/2025.

Seja nosso parceiro2

Megaidea