Teatro
Todo operador teatral possui um legado de construção artístico-social

“O que são feitos dos poemas não escritos diante da morte do poeta?” (Newton Moreno)
por Leonardo Talarico
Todo operador teatral possui um legado de construção artístico-social. Como o indivíduo é forjado na articulação endógena (genética) e exógena (social), seu olhar é direcionado originalmente a pontos específicos. Do outro lado da ponte estão as obras, autores, argumentos, afetividades e tudo o mais apto à encenação. Qual obra apenas você seria capaz de trazer à baila, de montar, de sustentar em primeira pessoa? Não adie sua obra de vida! Essa unicamente destinada ao seu campo de visão.
Meses atrás, após realizarmos quarenta minutos de massagem cardíaca e respiração, perdemos um amigo em uma partida de futebol. Ele não era artista, mas naquele instante o mundo perdeu um olhar jovem de um indivíduo apto a realizar coisas próprias, não detectáveis aos olhos alheios. E você? Qual argumento, instalação cênica, personagem está adiando? Sei não ser uma resolução fácil. Mas como ouço muito essa pergunta (o que devo fazer no Teatro?), segue singelo caminho: eu, Leonardo Talarico, tenho apreço como Diretor por retratar biografias femininas. Minhas escolhas próprias (quando não sou contratado) assim o são. Por isso, transito sempre nos corredores de biografia das livrarias, sebos, cinemas etc.
Você se identifica com histórias reais, conflitos literários, poesias, reflexões sociais? Portanto, pule nessa jornada e encontre a obra da sua existência. Clame por contribuições braçais de pessoas engajadas e realize sua obra da forma possível. A pergunta do poeta: “o que são feitos dos poemas não escritos diante da morte do poeta?”, em verdade, atinge simbolicamente todas as searas da sua vida. Mas aqui, especificamente, abordamos as obras abandonadas a sua espera. E o seu compromisso pessoal atinge toda uma sociedade a espera não apenas da obra inédita, mas também da sua visão de mundo ao encená-la. Outrora, ensinavam a necessidade de escrever um livro, plantar uma árvore e ter um filho. Diante das demandas do mundo moderno, a lista cresceu. Hoje, infelizmente, realizar boas ações, por exemplo, tornou-se imprescindível tamanha a decadência humana. E nessa lista deveríamos incluir realizar a obra da sua vida. Isso para não ficarmos sem o seu olhar, seu poema de legado após a sua partida. Obras não devem ser abandonadas. É sua responsabilidade com o mundo cênico-social
Teatralize-se.