Exposição
Ópera de Arame recebe exposição “Entre Montes e Vales”, de Lucas Pontes
Mostra inaugura em 16 de julho, integra o projeto Vale da Música e segue em cartaz até julho de 2026

A cidade de Curitiba ganha um novo ponto de vista na exposição fotográfica “Entre Montes e Vales”, do fotógrafo e geógrafo Lucas Pontes. A mostra, que será inaugurada no dia 16 de julho no segundo piso da Ópera de Arame, reúne imagens aéreas da capital paranaense e das serras ao seu redor, revelando uma Curitiba vista do alto, entre montanhas, vales e nuvens.
A exposição faz parte do projeto Vale da Música, iniciativa cultural permanente realizada no palco flutuante da Ópera. A mostra inaugura oficialmente o espaço “Arco das Artes”, criado para valorizar artistas visuais locais e ampliar a presença da arte no complexo cultural.
“Dentro do Vale da Música, nossa proposta é ocupar todos os espaços da Ópera com arte e experiências significativas. Com o Arco das Artes, reforçamos esse compromisso com artistas paranaenses, e essa exposição fotográfica traz um olhar único sobre Curitiba”, explica Alana Alboitt, gerente de marketing do projeto.
Radicado em Curitiba, Lucas Pontes é mineiro de origem, fotógrafo e também geógrafo. Desde 2009, dedica-se integralmente à fotografia, com foco em paisagens, natureza, cidades, cultura popular e tradições religiosas. É autor dos livros “Mar de Nuvens” (2017), sobre a Serra do Mar paranaense, e “Curitiba do Alto” (2023), que também inspiram a atual mostra.
Com curadoria de Milena Costa, a exposição apresenta dez fotografias selecionadas, que representam dois momentos marcantes da trajetória do artista. “As alturas percorrem o imaginário do Lucas. Seus trabalhos mais recentes refletem esse olhar inquieto em busca de novas perspectivas. A exposição reúne essas fases para que o público vivencie esse olhar ampliado”, comenta Milena.
Serviço:
Exposição “Entre Montes e Vales” – Lucas Pontes
Onde: Arco das Artes – Anel superior da Ópera de Arame
Quando: De 16 de julho de 2025 até julho de 2026
Ingressos para o Vale da Música: R$16 (inteira) | R$8 (meia)
Meia válida para moradores da RMC (com comprovante), estudantes, crianças até 12 anos e beneficiários da lei da meia-entrada
Gratuidade para curitibanos às quartas-feiras (exceto feriados)
Endereço: Rua João Gava, 970 – Abranches, Curitiba
Mais informações: @festivalvaledamusica