Interaja conosco

Curitiba

Mamute Feira Gráfica chega à 7ª edição com programação musical e mais de 160 artistas independentes

Evento ocupa a Praça Eufrásio Correia e o estacionamento da Câmara Municipal de Curitiba no dia 8 de novembro, com entrada gratuita e novo Palco Petrobras

Publicado

em

Foto: Walter Firmo

A Mamute Feira Gráfica, um dos principais encontros de arte independente do país, chega à sétima edição no próximo dia 8 de novembro, em Curitiba. O evento ocupa a Praça Eufrásio Correia e o estacionamento da Câmara Municipal, das 11h às 20h, reunindo mais de 160 artistas e coletivos de diferentes regiões do Brasil, além de uma programação musical gratuita e diversa.

Criada para fortalecer a produção autoral e o intercâmbio entre artistas gráficos e visuais, a Mamute expande sua proposta em 2025 com o Palco Petrobras, espaço dedicado à música independente e autoral brasileira.

“A Mamute sempre abriu espaço para a música feita por artistas que refletem a identidade cultural do país. Com o apoio inédito da Petrobras, conseguimos fortalecer essa frente e seguir incentivando a criação livre e a arte independente também no campo sonoro”, destaca Ana Hupfer, diretora da feira.

Palco Petrobras: música independente em destaque

A programação do palco reflete o espírito plural da feira. A abertura, às 11h, fica por conta do Piano de Cuia, duo instrumental formado por Ana Lima (piano) e Denis Mariano (percuteria), que apresenta composições autorais e releituras de nomes como Egberto Gismonti, Baden Powell e Hermeto Pascoal.

Às 13h30, o Bloco Boca Negra se apresenta com participação especial da cantora e compositora Janine Mathias, trazendo à cena sambas autorais curitibanos e a memória dos ferroviários da cidade. Radicada em Curitiba, Janine é um dos grandes nomes da música preta brasileira, com trabalhos como “Dendê” e “O RAP do meu Samba”.

Na sequência, às 16h, o grupo Tukumã apresenta seu som dançante e psicodélico, com influências do carimbó, guitarrada, marabaixo e cumbia, um verdadeiro passeio pela musicalidade amazônica.

O encerramento, às 19h, fica por conta do duo Castel, formado por Denusa Castellain e Luís Fernando Diogo, que mistura beats eletrônicos, sopros e percussão em diálogo com o Neo Soul, Hip Hop e música afro-brasileira. A apresentação contará com participação especial da banda Tuyo, indicada ao Grammy Latino e ao Prêmio Multishow, e autora do elogiado álbum “Paisagem”, apontado pela Rolling Stone Brasil como um dos melhores de 2024.

Arte gráfica, literatura e narrativas visuais

Além das atrações musicais, o público poderá conhecer o trabalho de mais de 160 artistas e coletivos, com produções que transitam entre ilustração, gravura, encadernação, quadrinhos, cerâmica, fotografia, poesia visual, literatura, papelaria e narrativas gráficas. A lista completa de expositores está disponível no perfil oficial da feira: @mamuteafeira.

Serviço

Mamute Feira Gráfica #7
Data: 8 de novembro
Horário: das 11h às 20h
Local: Estacionamento da Câmara Municipal de Curitiba e Praça Eufrásio Correia
Entrada gratuita

Seja nosso parceiro2

Megaidea