Interaja conosco

Teatro

“Macbeth 333”: Cia. Tagarelices dá nova voz às bruxas de Shakespeare em Curitiba

a companhia transforma o clássico em um espetáculo de “horror cômico” acessível e popular.

Publicado

em

Foto: Juliana Luz

A clássica tragédia de William Shakespeare sobre ambição, traição e sede de poder ganha uma versão ousada e bem-humorada em “Macbeth 333”, da Cia. Tagarelices. A montagem, que coloca as bruxas no centro da narrativa, terá apresentações gratuitas de 18 a 29 de agosto, em três teatros de Curitiba – Guido ViaroCleon Jacques e Teatro da Vila.

Misturando máscaraspalhaçariaelementos circenses e referências ao cinema expressionista alemão, a companhia transforma o clássico em um espetáculo de “horror cômico” acessível e popular. “Nesta versão, as bruxas contam a história e conduzem o público pela trama. Queríamos unir a Commedia Dell’Arte ao humor do circo, com maquiagem e figurino inspirados no horror expressionista”, explica Maria Elis, atriz e proponente do projeto.

Criado originalmente como trabalho de conclusão da disciplina de Montagem Teatral do curso de Licenciatura em Teatro da UNESPAR (FAP), “Macbeth 333” marcou a estreia da Cia. Tagarelices nos palcos, em 2022. Agora, o espetáculo retorna com nova direção de Tina de Souza e produção de Iara Elliz, mantendo o elenco formado por Beatriz dos Santos LeinigEnzo TorresMaria ElisMaria FrançaOtta MoraesPedro Gaeta e Ruana Rayra.

O título faz referência ao número 3, presente na obra original como símbolo de equilíbrio entre corpo, mente e espírito. Nesta leitura, as bruxas deixam de ser apenas figuras marginais para se tornarem protagonistas, ressignificando a imagem historicamente condenada dessas personagens.

Além da atuação, a própria companhia é responsável pela criação artesanal das máscaras e adereços. A trilha sonora, executada ao vivo e composta por Ruana Rayra, amplia a atmosfera sombria e cômica da montagem. “Nosso objetivo é aproximar o clássico do público, criando pontes entre tradição e teatro popular”, reforça Maria Elis.

O projeto também inclui ações de mediação teatral com Kelle Bastos, sessões acessíveis com intérprete de Libras e oficinas sobre máscaras teatrais conduzidas pelo professor Dr. Ismael Scheffler, como contrapartida social. “Nascemos em uma licenciatura, por isso nosso compromisso é democratizar o acesso à arte, com ingressos gratuitos e ações formativas”, afirma a atriz.

“Macbeth 333” é viabilizado pela Secretaria de Estado da Cultura do Paraná com recursos da Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura – Ministério da Cultura, Governo Federal.

SINOPSE
Ambição, traição e luta pelo poder: ingredientes perfeitos para uma tragédia. Nesta versão de Macbeth, as icônicas, terríveis e divertidas três bruxas assumem a narrativa e convidam o público a revisitar, com humor e estranheza, uma das histórias mais célebres de Shakespeare.

SERVIÇO “Macbeth 333”

Ingressos: Gratuitos – retirar uma hora antes na bilheteria

Local e Datas das Apresentações:

Teatro Guido Viaro (Rua Francisco Mota Machado, 490 – Capão da Imbuia)

  • 18 de agosto (segunda-feira) – às 15h (Apresentação fechada para alunos do Guido)
  • 29 de agosto (sexta-feira) – às 20h (ingressos via sympla)

Teatro Cleon Jacques (Rua Prof. Nilo Brandão – São Lourenço)

  • 19 de agosto (terça-feira) – às 15h
  • 20 de agosto (quarta-feira) – às 15h e às 20h
  • 21 de agosto (quinta-feira) – às 10h

Teatro da Vila (Rua Davi Xavier da Silva, 451 – CIC)

  • 22 de agosto (sexta-feira) – às 10h e às 15h

Seja nosso parceiro2

Megaidea