Cinema
Libras na Cinemateca – Mostra de filmes com Tradução em Libras
Em comemoração aos 40 anos da Cinemateca, no mês de novembro o espaço da Cinemateca recebe a primeira Mostra de Filmes com Tradução em Libras! Surdos, pessoas sinalizantes e toda a comunidade é convidada a estar conosco apreciando diferentes obras cinematográficas com tradução em Libras e participando de debates sobre cinema e comunidade surda.
A Mostra concentra-se em trazer para a cena cinematográfica trabalhos de tradução em Libras e narrativas surdas. A proposta leva ao espaço da Cinemateca de Curitiba diferentes gêneros e autores e classificação indicativa para que a comunidade surda possa acessar em Libras a miríade de possibilidades e narrativas que o cinema oferta. A
A proposta curatorial diversifica o catálogo de filmes e busca trazer para diferentes públicos da comunidade surda a experiência de acessar a Cinemateca com filmes traduzidos em língua de sinais.
Para além da tradução em Libras, a curadoria privilegiou filmes com audiodescrição para ampliar ao máximo a participação de pessoas com deficiência visual na Mostra.
Os filmes contemplam programação para diferentes classificações, contendo filmes infantis, animações, gêneros de drama, comédia, documentário e terror. Isso contribui para a aproximação do público surdo e estimulação de diferentes letramentos sinalizados através da linguagem fílmica.
Confira toda a programação no instagram @librasnacinemateca
O evento com exibição de filmes e debates acontece nos dias:
– 11/11 das 16h às 20h30
– 12/11 das 19 às 21h
– 13/11 das 15h às 21h
– 26/11 das 19h às 21h
– 27/11 das 14h às 20h
FICHA TÉCNICA
Direção e curadoria: Rafaela Hoebel e Jonatas Medeiros
Produção: Felipe Patricio e Vik Von
Designer gráfico: Vik Von
Intérpretes de Libras: Sarah Lis, Priscila Simões e Felipe Patricio
Guia-intérpretes: Christiane Elizabeth, Gilberto Bertolino e Rafaela Hoebel
Making Of: Giuliano Robert
Fotografia: Zuca Alvino
Ass. de Imprensa: Vitória Gabarda
Staff: Taline Elci e Karla Ferreira
Produtora: Fluindo Libras
Apoio: Unespar e Faculdade de Artes do Paraná
Projeto realizado com recurso do programa de incentivo à cultura – Fundação Cultural de Curitiba e Prefeitura de Curitiba