Eventos
FRESTAS – espetáculo de dança gratuita nas ruas de Curitiba
A desCompanhia de dança chega a 9 espaços públicos de Curitiba com seu novo trabalho: FRESTAS. A intervenção urbana, dirigida por Cintia Napoli, com atuações de Peter Abudi, Sylviane Guilherme, Vera Paixão e Yiuki Doi, realiza 20 sessões gratuitas em diversas regiões da cidade.
FRESTAS é a terceira peça de uma trilogia sobre o olhar, na qual a desCompanhia de dança se propõe “a estranhar o óbvio e olhar novamente para aquilo que já parecia visto”. O primeiro projeto foi sobre modos de olhar e se relacionar com o espaço do teatro. O segundo, sobre reolhar a ideia de casa. Frestas é sobre olhar a vida da própria cidade e suas desigualdades.
Na criação da intervenção urbana, a desCompanhia de dança entendeu que, para deslocar o olhar sobre a urbe, seria preciso deslocar os corpos que a compõem de suas zonas de conforto, de suas rotinas, encontros e trajetos cotidianos pela cidade. Seria preciso trazer os lugares onde apresentaria para dentro da dança para que, assim, os habitantes desses lugares colonizassem o Frestas e não o contrário. Seria preciso escutar, visitar, revisitar, e tomar café com pessoas desconhecidas, em contextos que lhe eram estranhos.
O projeto de produção de um espetáculo de dança virou um projeto de transformação de perspectivas artísticas, onde choques e crises se tornaram motivos para seguir em movimento, para continuar dançando com aquilo que se tem, para dançar aquilo que resta, para resistir dançando.
FRESTAS é uma dança que nasce de experiências da desigualdade tão feita e fazedora das cidades brasileiras. Uma dança sobre as exclusões que alguns planejadores urbanos insistem em esconder. Uma dança sobre alguns dos muitos refugos dos privilégios de poucos. Frestas é uma dança com gente dentro. Uma dança povoada de pessoas e vidas que brotam e insistem em existir nas brechas do poder da cidade em tempos desumanos.
Além das apresentações, o projeto realizou, durante o ano, oficinas e laboratórios abertos ao público, como: RUEIRAS: EXPERIMENTAÇÕES CORPO – MUNDO com Camila Jorge, PRINCÍPIOS DA ANTROPOLOGIA PARA ARTISTAS: UMA INTRODUÇÃO PARA CONTEXTOS URBANOS com Dayana de Cordova e MANCHA: OFICINA DE DECOMPOSIÇÃO – IMAGEM-GESTO-DESCRIÇÃO com Bernardo Stumpf, Cayo Vieira e Dayana de Cordova.
No dia 9 de dezembro, às 19h, na Casa Quatro Ventos acontece a palestra “FRESTAS E A DANÇA DA DESIGUALDADE. UMA CONVERSA SOBRE ARTE, ANTROPOLOGIA E CIDADE”, com entrada franca.
FRESTAS é uma realização da desCompanhia de dança, com produção da Rumo de Cultura e Incentivo da Uninter. Projeto realizado com recursos do Programa de Apoio e Incentivo à Cultura – Fundação Cultural de Curitiba e da Prefeitura Municipal de Curitiba.
SERVIÇO
06.11 – 11h – Ocupação Independência Popular CIC (BR 277, 4855)
09.11 – 11h e 12:45 – Rua da Cidadania do Boqueirão – Praça do Carmo
16.11 – 12:45 e 15:45 – Rua da Cidadania do Boqueirão – Praça do Carmo
17.11 – 12h – Praça Rui Barbosa (próximo ao tubo Pinheirinho/Rui Barbosa)
17.11 – 16h – Associação de moradores Nossa Luta (R. Francisco José Lobo, 913 – Sítio Cercado)
18.11 – 17h – Rua da Cidadania Fazendinha
19.11 – 13h – Praça Rui Barbosa (próximo ao tubo Pinheirinho/Rui Barbosa)
19.11 – 16h – calçada em frente ao MUMA / Terminal do Portão
20.11 – 15h e 17h – Rua da Cidadania Cajuru
23.11 – 13:30 – Praça Rui Barbosa (próximo ao tubo Pinheirinho/Rui Barbosa)
25.11 – 10h e 14:30 – Centro da Juventude Audi União (Rua João Henrique Hoffmann, 125 – Uberaba)
26.11 – 15h e 17h – Rua da Cidadania Cajuru
30.11 – 11:30 – Praça Rui Barbosa (próximo ao tubo Pinheirinho/Rui Barbosa)
03.12 – 13h – calçada em frente ao MUMA / terminal do Portão
06.12 – 19h – Escritório comunitário Parolin (Rua Francisco Parolin 586 – Parolin)
PALESTRA “FRESTAS E A DANÇA DA DESIGUALDADE. UMA CONVERSA SOBRE ARTE, ANTROPOLOGIA E CIDADE”
09.12 – 19h – Casa Quatro Ventos (Rua da Paz, 51 – Centro)