Interaja conosco

Teatro

Ficções de Vera Holtz volta a Curitiba para três apresentações

Publicado

em

A apresentação do ganhador do Prêmio Shel, acontece nos dias 3, 4 e 5 de novembro no Teatro da Reitoria

Por Redação com Assessoria

O espetáculo Ficções, estrelado por Vera Holtz e o músico Federico Puppi, retorna a Curitiba para três apresentações. Com sucesso de público e crítica, recebendo 31 indicações e os prêmios Shell e APTR, de Melhor Atriz e Melhor Música para Puppi, a peça foi criada a partir do best-seller “Sapiens – Uma Breve História da Humanidade”, do professor e filósofo Yuval Noah Harari. O solo que tem uma atuação brilhante e potente de Vera Holtz, leva o público refletir sobre a própria exitência, no que é real ou inventado, e no porquê a humanidade segue insegura sem saber por onde ir.

Em 80 minutos de espetáculo, Vera Holtz, se desdobra em personagens, cantando, improvisando e conversando com Harari, chamando o público para interagir com Federico Puppi, performer e músico que desenvolve a trilha ao vivo. Com direção de Rodrigo Portella e produzido por Felipe Heráclito Lima, Ficções já recebeu mais de 40 mil espectadores, tendo sua estreia em setembro de 2022.

“Eu gosto muito desse recorte que o Rodrigo fez, de poder criar e descriar, de trabalhar com o imaginário da plateia”, destaca Vera Holtz. “O desafio é essa ciranda de personagens, que vai provocando, atiçando o espectador. Não se pode cristalizar, tem que estar o tempo todo oxigenada”, completa.

Quando foi chamado para escrever e dirigir, Portella imaginou que iria pegar pedaços do livro para transformar em um espetáculo: “Ao começar a ler, entendi que não era isso. Era preciso construir uma dramaturgia original a partir das premissas do Harari que seriam interessantes para o espetáculo. Em nenhum momento, no entanto, a gente quer dar conta do livro na peça. Na verdade, é um diálogo que a gente está estabelecendo com a obra”, enfatiza. A estrutura narrativa foi outro ponto determinante no propósito do espetáculo: “Eu queria fazer uma peça que fosse espatifada, não é aquela montagem que é uma história, que pega na mão do espectador e o leva no caminho da fábula. Quis ir por um caminho onde o espectador é convidado, provocado a construir essa peça com a gente. É uma espécie de jam session. É uma performance em construção, Vera e Federico brincam com tudo, com os cenários, tem uma coisa meio in progress”, descreve.

Rodrigo Portella criou um jogo teatral em que a todo momento o espectador é lembrado sobre a ficção ali encenada: “Um dos principais objetivos é explorar o sentido de ficção em diversas direções, conectando as realidades criadas pela humanidade com o próprio acontecimento teatral”, resume.

Para a empreitada, Portella contou com a interlocução dramatúrgica de Bianca RamonedaMilla Fernandez e Miwa Yanagizawa: “Mesmo sem colaborar diretamente no texto, elas foram acompanhando, balizando a minha criação, foram conversas que me ajudaram a alinhar a direção, o caminho que daria para o espetáculo”, finaliza.

Serviço:
Espetáculo “Ficções”
Data: 
03, 04 e 05 de novembro de 2023
Horário: sexta e sábado, às 20h, e domingo, às 18h
Local: Teatro da Reitoria (R. Xv de Novembro, 1299- Centro – Curitiba)
Ingressos: A partir de R$ 60,00
Ingressos antecipados: https://parnaxx.com.br/projetos/ficcoes/
Classificação indicativa: 12 anos
Duração: 80min

Comentar

Responder

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Seja nosso parceiro2

Megaidea