Curitiba
Feira Estopim acontece neste final de semana e movimenta o circuito de impressos e publicações de artistas
Depois de 2 anos, a feira acontece presencialmente na Alfaiataria, em Curitiba, e reúne expositores de três regiões do Brasil
Por Assessoria.
Após realizar uma edição online no ano passado, a Feira Estopim retorna de forma presencial e acontece no próximo sábado e domingo (12 e 13/11). Reunindo artistas, pequenas editoras e publicadores de três regiões do país, esta edição acontece na Alfaiataria, espaço cultural localizado na Rua Riachuelo, em Curitiba, e conhecido por fomentar o circuito de impressos através de exposições, do seu acervo e de ações de lançamentos e conversas sobre o assunto.
Para Guilherme Jaccon, produtor da Feira, “A arte impressa é democrática, você pode ir à Feira e adquirir trabalhos que vão de cinco a mil reais. Realizar a Feira Estopim neste ano, reunindo artistas e o público, será uma grande festa! Já faz oito anos que produzimos feiras de impressos na cidade e a cada edição vemos mais e mais pessoas construindo seus acervos e bibliotecas possíveis”.
Chegando a sua quinta edição, este ano a Feira está ainda mais diversa e terá a presença de artistas de Goiás, Rio de Janeiro, São Paulo, Santa Catarina e Paraná. “Estamos fazendo a feira de forma totalmente independente, isso nos coloca alguns desafios, mas estamos felizes em reunir presencialmente tanta gente bacana. Essa é uma oportunidade única para o público conhecer e ter acesso ao que tem sido produzido nesses últimos dois anos, a feira este ano será também uma grande confraternização”, afirma Luana Navarro, coordenadora da Feira junto com o produtor Guilherme Jaccon.
Integra a programação uma série de lançamentos que acontece nos dois dias sempre a partir das 15h. Destaque para o lançamento da publicação Negrontologia, do poeta haitiano Rei Seely, editada pela editora Estopim em parceria com a Embaixada da França no Brasil e a Aliança Francesa Curitiba.
A editora Cultura e Barbárie, de Santa Catarina, apresentam o livro Semeador da natureza, de Emanuelle Coccia. Já a galeria curitibana, Ponto de Fuga, traz ao público o fotolivro Compasso de Jaqueline Godoy. Outro lançamento importante vem com a editora Lola Frita, de Goiás e que apresentará os plaquetes lançados este ano das autoras Julia Raiz e Gal Freire. Já a grupa de escrita, Membrana, lança a publicação BRA_SIL .
Os visitantes poderão conhecer e adquirir trabalhos de 44 expositores. Durante a feira. Segue também em cartaz na Alfaiataria a exposição Sobre viver, da artista Mariê Balbinot. No sábado a programação será encerrada ao som da banda de pagode, Pagodelus, e no domingo quem comanda a festa é a DJ Carmen Agulham. A entrada é gratuita
Serviço
Feira Estopim – Impressos e Publicações de Artistas.
Datas: 12 e 13 de novembro, das 13h às 20h
Show com Pagodelus
12 de novembro, das 18h às 20h
Discotecagem com Carmem Agulhan
13 de novembro, das 17h às 19h
Alfaiataria Espaço de Artes – Rua Riachuelo, 274 – Centro, Curitiba/PR
Entrada Gratuita
MAIS INFORMAÇÕES
https://www.facebook.com/feiraestopim/
https://www.instagram.com/feiraestopim/