Interaja conosco

Teatro

Espetáculo “ABAETÉ” chega a Curitiba com arte não binária, ancestralidade amazônica e experimentação cênica

O espetáculo é resultado de uma profunda pesquisa sobre as vivências de pessoas não binárias nas artes, tendo como pano de fundo as tradições culturais e afetivas do Pará

Publicado

em

Foto: Allyster Fagundes

A Achados e Perdidos Produções Artísticas apresenta em Curitiba o espetáculo “ABAETÉ”, solo inédito escrito e interpretado por Lírio do Pará, artista não binárie que entrelaça memória, ancestralidade e experimentação cênica em uma obra potente e sensorial. As apresentações acontecem nos dias 17 e 18 de maio, com sessões às 16h e 20h, no Teatro Londrina (Memorial de Curitiba).

O espetáculo é resultado de uma profunda pesquisa sobre as vivências de pessoas não binárias nas artes, tendo como pano de fundo as tradições culturais e afetivas do Pará. A dramaturgia foi construída em diálogo com Dona Sebastiana, avó de Lírio e figura central da narrativa. A montagem transita entre performance, carimbó, teatro documental e recursos audiovisuais, criando uma experiência cênica que ultrapassa os limites do palco.

A trilha sonora original é composta por faixas do álbum de estreia de Iris da Selva, artista trans não binárie de Belém do Pará. A musicalidade, marcada por uma sonoridade que ecoa a força e a delicadeza da Amazônia, também aborda questões de identidade e gênero. “É um ato de se colocar em sua perspectiva dentro das artes. E eu trago isso dentro de um recorte da cultura amazônica, bebendo dessas fontes artísticas… é um grande desafio”, afirma Lírio.

Desde sua estreia em maio de 2023, na Alvenaria Espaço Cultural (Belém/PA), “ABAETÉ” tem circulado por importantes espaços culturais do país, como o Sesc Estação Saudade (Ponta Grossa/PR), o Centro Cultural da Diversidade (São Paulo/SP), e a cidade natal da história, Abaetetuba (PA). Em 2025, o espetáculo amplia seu alcance com apresentações no interior do Pará e novas temporadas pelo Nordeste, Sul e Sudeste.

“É um sonho poder chegar a Curitiba com um espetáculo que tem tanto a dizer. Espero que o público vivencie essa experiência com afeto, livre dos rótulos que geralmente são impostos a pessoas não binárias”, conclui Lírio.

Oficinas ampliam a experiência e o debate

Além da peça, Lírio também conduz duas oficinas artísticas gratuitas, que fortalecem o diálogo sobre arte, identidade e produção cultural. A primeira, “Do Corre ao Close – Produção Cultural LGBTQIAPN+”, oferece uma perspectiva técnica sobre os bastidores da criação cênica voltada a artistas LGBTQIAPN+. Já a segunda, “Pedagogya do Caos – Composições fora do binarismo”, propõe exercícios práticos de criação artística desvinculados dos moldes normativos de gênero.
As oficinas acontecem de 12 a 15 de maio, na Garalhufa Escola de Atuação (Curitiba), e as vagas são limitadas.


SERVIÇO
Espetáculo: ABAETÉ
📅 Quando: 17 e 18 de maio de 2025
🕓 Horários: 16h e 20h
📍 Onde: Teatro Londrina – Memorial de Curitiba (Rua Dr. Claudino dos Santos, 79 – São Francisco)
🎟️ Entrada gratuita (Ingressos distribuídos 1h antes ou pela plataforma Sympla)
⏱️ Duração: 60 minutos
🔞 Classificação indicativa: 14 anos

Oficina: Do Corre ao Close – Produção Cultural LGBTQIAPN+

Datas: Segunda a Quinta – 12 a 15 de Maio de 2025.

Horários: 09h às 13h

Local: Garalhufa Escola de Atuação – R. São Francisco, 308 – Andar 2 – Centro, Curitiba – PR, 80510-030

Inscrições através do link

Gratuito

Oficina: PEDAGOGYA DO CAOS – COMPOSIÇÕES FORA DO BINARISMO”

Datas: Segunda a Quinta – 12 a 15 de Maio de 2025.

Horários: 18h às 21h

Local: Garalhufa Escola de Atuação – R. São Francisco, 308 – Andar 2 – Centro, Curitiba – PR, 80510-030

Inscrições Inscrições através do link

Seja nosso parceiro2

Megaidea