Interaja conosco

Teatro

‘Desmonte’ estreia em Curitiba e retrata a aridez das relações humanas

Dramaturgia faz referência a Vidas Secas e marca retorno de Regina Vogue aos palcos

Publicado

em

Foto: Chico Nogueira

A atriz e produtora Regina Vogue está de volta aos palcos adultos de Curitiba após anos afastada, desta vez no elenco de “Desmonte”, espetáculo que estreia em 9 de abril no Teatro José Maria Santos. Ao lado dos atores Cícero Lira e Edson Rocha, ela interpreta três personagens marcantes em uma trama que mistura humor, crítica social e reflexões sobre a condição humana. Com texto e direção de Cleide Piasecki, a peça tem entrada gratuita e segue em cartaz até 20 de abril, sempre às 20h30.

O convite partiu de Cícero Lira, da CL Produções, que não esconde a admiração pela colega: “Sempre quis trabalhar com a Regina, não só pelo seu talento como atriz, mas por sua trajetória fundamental na cena cultural curitibana. Ela tem uma potência em cena que contagia”.

Três personagens, uma atriz só
Regina Vogue mergulha em papéis antagônicos: uma avó poética, uma santa de procissão e a Gadelha, uma charlatã clarividente que anuncia o fim do mundo enquanto aplica golpes. “É minha primeira vez sendo dirigida pela Cleide, e está sendo incrível. O público vai rir, se emocionar e sair reflexivo”, adianta a atriz.

Entre Graciliano Ramos e Cervantes
A peça aborda temas como finitude, perdas e a arte como espelho das mazelas humanas, com influências de Graciliano Ramos e um toque de Cervantes“É um texto que expõe desejos, medos e a complexidade dos reencontros”, explica Lira.

O teatro e o humano

Desmonte conta a história do Antônio, um artista que está em crise e – no limiar entre a vida e a morte – ele reencontra pessoas que marcaram sua trajetória durante a infância pobre no interior do nordeste como a avó – contadora de histórias – e o pai que o abandonou quando ele nasceu após a morte da mãe. O texto também se baseia na peça digital Que Absurdo! escrita e dirigida por Lira (que neste novo projeto interpreta o personagem/artista). A peça online Que Absurdo!  foi lançada no Youtube em 2020 durante o período de isolamento com a pandemia do COVID-19. 

A dramaturgia, desenvolvida por Piasecki em “Desmonte”, incluiu novos personagens à trama e transita entre o trágico e o cômico. “A peça retrata as reflexões de um artista, mostra seu olhar sobre a arte e as escolhas que fez para continuar na profissão. E suas histórias, memórias, lacunas, desejos e perdas vão se misturando com outros personagens da literatura e do teatro”, afirma Cleide Piasecki.

Cleide comenta ainda que a dramaturgia do espetáculo, ao revisitar autores consagrados da literatura, tem o objetivo de mostrar o que é essencialmente humano. “A atmosfera de Vidas Secas retrata a busca do homem por sua sobrevivência. Os personagens de “Desmonte” carregam essa aridez internamente, mas também há leveza e afetos”.

Segundo o ator Edson Rocha, “Desmonte” o cativou pela temática que é muito atual. “É um universo que retrata a vida dura de muitas pessoas que ainda hoje vivem à margem em várias regiões do país e que são excluídas da sociedade, passam por dificuldades, mas não desistem nunca. Um dos meus personagens representa muito bem essa realidade e ele tenta diminuir essa carga e achar um caminho melhor”.

Contrapartida Social 

Integra o projeto “Desmonte”, a realização da oficina de Contrapartida Social “O uso da voz e o lugar de fala para atores e não atores”, ministrada pela fonoaudióloga Doris Beraldo. A oficina está prevista para ocorrer em maio em quatro Regionais de Curitiba e terá quatro encontros, com duração de quatro horas cada. O público estimado são estudantes e interessados. As inscrições serão gratuitas e devem ser divulgadas no início do próximo mês pelas Redes Sociais da produtora CL Produções. 

Durante a oficina, Doris abordará a importância do uso da voz e da Comunicação como competência fundamental nas relações pessoais e profissionais. Entre os temas da oficina estão: Comunicação Eficaz, Comunicação Verbal e não Verbal, Escuta Ativa e Comunicação Não-Violenta. “O objetivo é contribuir para a formação dos participantes e que eles possam sentir-se mais preparados e seguros em sua trajetória pessoal e profissional”, explica a fonoaudióloga.

Serviço:

Peça: Desmonte

Data:  09 a 20 de abril 

Local: Teatro José Maria Santos

Horário: 20h30 (quarta a sábado), com sessões extras às 18h, e aos domingos às 19h

Classificação Etária: 12 anos

ENTRADA GRATUITA*

*Retirada de ingressos 1h antes do espetáculo na bilheteria do Teatro José Maria Santos

(Rua Treze de Maio, 655 – São Francisco – Fone: 41- 3322 7150)

SESSÕES COM INTERPRETAÇÃO PARA LIBRAS:

11/04 (sexta-feira) – 20h30 – 13/04 (domingo) – 19h – 19/04 (sábado) – 20h30 – 20/04 (domingo) – 19h

Seja nosso parceiro2

Megaidea