Interaja conosco

Curitiba

Curitiba recebe a 7ª edição da Bienal de Quadrinhos

Publicado

em

Serão quatro dias de programação gratuitas no Museu Municipal de Arte (MuMa)

Nesta edição, o tema é “Resistências, Existências: Quadrinhos e Corpos Plurais”, que será apresentado sob diversas formas em quatro dias intensos de atividades – de Feira de HQs a rodada de negócios. São mais de 60 artistas convidados, entre eles Chantal Montellier, Lilian Mitsunaga e María Luque.

Durante os dias de evento, também acontecerá a Feira Muvuca, que este ano traz mais de 180 artistas participantes, um espaço onde também ocorre encontros, trocas e vendas da produção de quadrinhos no Brasil. O Palco Ocupa, um espaço já consagrado da Bienal de Quadrinhos, será um espaço de conversas e performances. Outro espaço importante dentro do evento, é o estande da Gibiteca, que conta com 16 participantes, com o objetivo de dar visibilidade aos quadrinistas curitibanos.

A sétima edição do evento também conta com nove exposições de artistas nacionais e internacionais que serão expostas nas paredes do MuMa. Entre elas o trabalho “Resistências”, na Sala Célia Neves Lazzarotto, “Maria Erótoca: outros erotismo”, na Sala Domício Pedroso, e Lilian Mitsunaga – 4 décadas nos quadrinhos.

Entre as novidades desta edição, está a Rodada de Negócios, que vai promover encontros entre editores e artistas para avaliação e apresentação de portifólio.

Curadoria feminina
Parte importante da Bienal de Quadrinhos é a sua curadoria. A cada edição temática, um grupo de especialistas em quadrinhos (de diversas áreas) se reúne para pensar no perfil dos convidados e convidadas, nas ações e motes para debates e palestras. A edição de 2023 tem uma curadoria 100% feminina. Mitie Taketani, proprietária da Itiban Comic Shop; Maria Clara Carneiro, pesquisadora, tradutora de quadrinhos e professora do departamento de Letras Estrangeiras Modernas da UFSM; e Dandara Palankof, tradutora, editora no estúdio de produção editorial de super-heróis da Mythos Editora e coeditora da Revista Plaf, especializada em quadrinhos.

“A retomada dos encontros é essencial para manter a esperança cada vez mais viva. É num espaço de trocas como a Bienal que nascem novas reflexões e perspectivas, não só sobre aquilo a que se dedica o evento e a expressões que nos são tão caras, mas que também transbordam para nossas vivências como um todo, que nos fortalecem para todas essas outras batalhas que precisamos travar”, dizem as curadoras, em coro.

Durante quatro dias, palestras, debates, exposições, oficinas, sessões de autógrafos com artistas convidados e convidadas, feira, festas e duelos de HQS vão movimentar a área interna e externa do MuMA. O evento é um dos mais tradicionais do Brasil, e a expectativa em “voltar para casa” é um ingrediente extra.

SERVIÇO
Bienal de Quadrinhos de Curitiba
De 7 a 10 de setembro
MuMA – Museu Municipal de Arte – Portão Cultural – Av. República Argentina, 3430
Das 11h às 20h
Entrada gratuita

Confira a programação 

bienaldequadrinhos.com.br
@bienaldequadrinhos

 

 

Comentar

Responder

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Seja nosso parceiro2

Megaidea