Interaja conosco

Festival de Curitiba

Curitiba em verso e voz: Leminski é homenageado em espetáculo teatral

Espetáculo marca a Mostra Lúcia Camargo com humor, música e a força de um legado literário deixado por um dos maiores nomes da cidade.

Publicado

em

Foto: Humberto Araújo

Eduarda Rodrigues | 1º período de Jornalismo — Universidade Positivo

O palco do Teatro Zé Maria se transformou em um mergulho profundo na vida, obra e alma de Paulo Leminski na noite de terça-feira (25). Em cartaz pela Mostra Lúcia Camargo no Festival de Curitiba, Cabaré Haikai não apenas homenageia o poeta curitibano, mas revive sua presença com humor, intensidade e muita música.

A dramaturgia é construída a partir de haikais, poemas e canções do escritor. No palco, o elenco interpreta, canta e interage com o público, criando uma narrativa que reflete a pluralidade presente nas obras de Leminski. A trilha sonora, composta por arranjo baseados em seus textos, é executada ao vivo e acompanha o ritmo das cenas com elementos de jazz, gênero admirado pelo poeta. 

Luzes, sons e movimentos compõem uma atmosfera que convida o espectador a entrar em contato não apenas com a produção literária de Leminski, mas também com sua personalidade e trajetória. A peça se destaca por trazer à tona um retrato sensível e bem-humorado de um dos maiores nomes da literatura brasileira contemporânea.

Presente na plateia, Áurea Leminski, filha do poeta, falou sobre a emoção de assistir ao espetáculo:

Além de esteticamente lindo, ele emociona. Algumas cenas eu vi acontecer, vi nascer. E quando o Kauê interpreta meu pai, é muito forte. Ele encarna mesmo a figura do meu pai com uma entrega impressionante. Me remete ao passado, à minha história e à obra que venho cuidando ao longo dos anos. Esse espetáculo mora no nosso coração”, relatou Áurea.

A direção de Roddrigo Fôrnos transforma a montagem em uma verdadeira imersão. A peça, que já havia sido encenada em 2024 em homenagem aos 80 anos que Leminski completaria, retorna agora ao festival com nova força e permanece em cartaz durante a programação da mostra, fazendo com que as palavras desse grande poeta continuem ecoando, agora, através do teatro.

Seja nosso parceiro2

Megaidea