Teatro
Conheça os indicados do Prêmio APCA de Teatro
Ele valoriza o trabalho de artistas, coletivos e produções de diferentes linguagens e fortalece o papel da crítica como mediadora entre criadores e público.

Criado em 1956, o Prêmio APCA é uma das mais importantes premiações culturais do país. Organizado pela Associação Paulista de Críticos de Arte, ele celebra anualmente o que há de mais relevante na produção artística brasileira, com destaque especial para o teatro — uma das categorias fundadoras da premiação.
Com quase 70 anos de história, o APCA é considerado um dos principais termômetros da qualidade artística no Brasil. O prêmio começou voltado exclusivamente para teatro e música erudita, mas ao longo das décadas expandiu seu alcance para 12 áreas da cultura, mantendo o teatro como uma das mais prestigiadas.
Na categoria Teatro, os vencedores são escolhidos por um grupo de críticos especializados, que se reúnem entre novembro e dezembro para votar. Cada profissional vota apenas em sua área de atuação, e o número de categorias pode variar de acordo com a produção do ano, com um limite de até sete premiações por área.
Os críticos votantes na temporada 2024-2025 incluem nomes como Bob Sousa, Miguel Arcanjo Prado, Gabriela Mellão, Kyra Piscitelli, entre outros.
O Prêmio APCA é mais do que uma premiação — é um registro da história recente das artes cênicas no Brasil. Ele valoriza o trabalho de artistas, coletivos e produções de diferentes linguagens e fortalece o papel da crítica como mediadora entre criadores e público.
Indicados do 1º semestre de 2025
Em julho deste ano, foram divulgados os indicados do primeiro semestre, antecipando os destaques da cena contemporânea:
Dramaturgia
- O Céu da Língua – Gregório Duvivier e Luciana Paes
- Nebulosa de Baco – Marcos Damasceno
- Lady Tempestade – Silvia Gomez
Ator
- Celso Frateschi (Dois Papas)
- Rafael Bacelar (Veias Abertas 60 30 15 seg)
- Zécarlos Machado (Dois Papas)
Atriz
- Andréa Beltrão (Lady Tempestade)
- Paula Cohen (Finlândia)
- Thaina Muniz (Elisa em Fuga – Segundo Ensaio sobre o Terror)
Direção
- Dinho Lima Flor (Restinga de Canudos)
- Jé Oliveira (Pai Contra Mãe ou Você Está Me Ouvindo?)
- Kleber Montanheiro (João)
Espetáculo
- A Médica
- Pai Contra Mãe ou Você Está Me Ouvindo?
- Restinga de Canudos