Curitiba
Ciranda do Meio-Dia – Rodas Brincantes da Cultura Popular
Projeto encontra crianças e educadores em ambientes escolares públicos de Curitiba
A Malasartes – Educação Sensível está desde agosto de 2022 circulando pelos CMEIs (Centros Municipais de Educação Infantil), escolas e creches públicas de Curitiba com o projeto “Ciranda do Meio-Dia – Rodas Brincantes da Cultura Popular“. Serão 120 oficinas lúdicas gratuitas, até dezembro de 2022, encontrando crianças de 2 a 7 anos de instituições escolares públicas.
“Ciranda do Meio-Dia – Rodas Brincantes da Cultura Popular” tem como mediadoras Adriane Havro (pedagoga, arte-educadora, formada em Pedagogia Waldorf e Pedagogia Curativa, pesquisadora da cultura da infância) e Milene Lopes (atriz e arte-educadora). A produção do projeto é de Luis Teixeira (diretor teatral, arte-educador, pesquisador de tradições lúdicas).
As oficinas contam com uma ambientação temática, criada pelo cenógrafo Ricardo Garanhani, que tem como proposta transformar locais de uso cotidiano da comunidade escolar em espaços lúdicos abertos ao brincar. O projeto insere na pauta pedagógica a reflexão sobre a expressão lúdica infantil e sua importância na revitalização de espaços comunitários e na valorização da cultura da infância de cada grupo social.
“Ciranda do Meio-Dia – Rodas Brincantes da Cultura Popular” visa criar novos territórios do brincar por meio do compartilhamento de manifestações lúdicas tradicionais do folclore brasileiro, proporcionando aos participantes a vivência de rodas e cantigas da cultura popular, características da cultura da infância de nosso país.
As danças e brincadeiras em roda estão presentes na cultura humana desde tempos remotos. O ato de brincar sempre se configurou, para a humanidade, como elemento essencial na apropriação de sua cultura e na atribuição de novos significados a ela. Através das expressões lúdicas podemos conhecer os costumes, o cotidiano das pessoas, as festas tradicionais, as comidas, a paisagem e as crenças de cada grupo social. As brincadeiras assumem cores e expressões locais que, ao longo do tempo, vão se transformando de forma dinâmica, incorporando aspectos culturais de cada período histórico.
Pensar a vivência lúdica em instituições de atendimento à primeira infância implica em compreendê-la como lugar de relações, de brincadeiras, de produção de sentido, de conhecimento de si e do outro, em um processo atencioso de escuta e construção coletiva. As cirandas e brincadeiras de roda se dirigem à constituição da subjetividade, e convidam a criança a inscrever-se no seu mundo, construindo sentidos coletivos de pertencimento.
O projeto, desde agosto, desenvolve um trabalho amplo de sensibilização que envolve educadores, pais e comunidade escolar em sessões interativas realizadas nas instituições, fomentando a formação de famílias engajadas, através da difusão da cultura lúdica.
“Ciranda do Meio-Dia – Rodas Brincantes da Cultura Popular” é realizado com recursos do Programa de Apoio de incentivo à Cultura – Fundação Cultural de Curitiba e da Prefeitura Municipal de Curitiba com incentivo do Instituto Positivo. Realização: Malasartes – Educação Sensível.
SERVIÇO
“Ciranda do Meio-Dia – Rodas Brincantes da Cultura Popular”
O projeto segue visitando crianças e educadores de CMEIs (Centros Municipais de Educação Infantil), escolas e creches públicas de Curitiba, até dezembro de 2022. As oficinas são gratuitas.
Crédito foto: Elisa Havro