Curitiba
“Ayô e o Gigante” faz circulação por escolas municipais de Campo Largo
Protagonizada por Kelle Bastos e Carlos Canarin, “Ayô e o Gigante” conta a história de uma menina negra que um dia é levada de sua casa por um vento muitíssimo forte e se vê perdida em um mundo desconhecido.
Foto: Paulo Silveira
Entre os dias 14 e 18 de novembro a contação de história “Ayô e o Gigante” realizou apresentações nas escolas municipais E. M. Luiza Gonçalves Monteiro, E. M. Professora Neuza Lúcia Jokimsen Barbosa, E. M. Policarpo Miranda e E. M. Monsenhor Ivo Zanlorenzi, localizadas na cidade de Campo Largo, região metropolitana de Curitiba. O trabalho dá continuidade à pesquisa em teatro negro realizada pela Batalhão Cia de Teatro, grupo que se destacou na cena paranaense desde 2023 por “Retilíneo”, que agora se debruça sobre o teatro às infâncias sob a ótica do protagonismo negro.
Protagonizada por Kelle Bastos e Carlos Canarin, “Ayô e o Gigante” conta a história de uma menina negra que um dia é levada de sua casa por um vento muitíssimo forte e se vê perdida em um mundo desconhecido. Durante sua jornada, ela encontra Gigantes que a desafiam para a importância da memória ou do esquecimento. A contação navega por metáforas para refletir sobre preconceitos e intolerâncias, trazendo de forma lúdica e brincante a história de Ayô e sua viagem de volta para casa antes que a chuva comece a cair. O texto é assinado por Canarin e a direção, por Isabel Oliveira.
O projeto, aprovado pela Lei Aldir Blanc de Campo Largo e coordenado pela atriz e arte-educadora Kelle Bastos, também realizou no dia 11 de novembro uma oficina intitulada “Recriando histórias – por práticas pedagógicas antirracistas”, ministrada pelos membros do grupo e direcionada aos professores em formação do Colégio Estadual Sagrada Família. A perspectiva é que, em 2026, o trabalho realize mais apresentações em outras localidades do estado.
FICHA TÉCNICA:
Proponente e Coordenação do projeto: Kelle Bastos
Elenco: Carlos Canarin e Kelle Bastos
Direção: Isabel Oliveira
Dramaturgia e figurino: Carlos Canarin
Confecção de figurino: Costuras da Nere
Direção de produção e operador de som: Valter Junior
Cenografia: Concepção do grupo
Confecção de cenografia: Eliana Brasil e Valter Junior
Material gráfico: João John
Registros visuais: Paulo Silveira

