Interaja conosco

Show

Áurea Martins celebra o sagrado feminino em show na CAIXA Cultural Curitiba

O show é uma celebração ao sagrado feminino e à ancestralidade brasileira, destacando a força das rezadeiras, curandeiras e benzedeiras

Publicado

em

Foto: Sérgio Caddah

De 28 a 31 de agosto, a CAIXA Cultural Curitiba recebe o espetáculo “Senhora das Folhas”, da consagrada cantora Áurea Martins. O show é uma celebração ao sagrado feminino e à ancestralidade brasileira, destacando a força das rezadeiras, curandeiras e benzedeiras – mulheres que são pilares do Brasil profundo.

Inspirada no álbum homônimo lançado pela gravadora Biscoito Fino e indicado ao Grammy Latino 2022, a apresentação é um mergulho em diferentes universos culturais e espirituais, costurando tradições que vão do canto indígena à canção medieval, passando pelo coco de roda e pelo samba. O repertório traz obras como A Rezadeira (Projota), Me Curar de Mim (Flaira Ferro), um canto indígena Parakanã e clássicos como Banho de Manjericão (Paulo Pinheiro e João Nogueira) e Na Paz de Deus (Arlindo Cruz), em arranjos camerísticos de rara sofisticação.

A direção musical é assinada por Lui Coimbra (violoncelista e cantor), que também integra a banda ao lado de Fred Ferreira (viola e guitarras), Murilo O’Reilly (pandeiro e percussão), Bruno Aguilar (contrabaixo acústico) e Mariana Baltar (vocais). Juntos, eles criam um diálogo entre o Brasil urbano e o rural, em um concerto emocionante que revisita a ancestralidade e transforma a experiência coletiva entre artistas e público.

A trajetória de Áurea Martins

Figura fundamental da música brasileira, Áurea Martins atravessa mais de cinco décadas de carreira. Uma das raras cantoras negras da cena da bossa-nova, soma nove discos solo, inúmeras participações em trabalhos de outros artistas e o Prêmio de Melhor Cantora no PMB 2009. Sua história também já foi retratada em um curta-metragem premiado em mais de 20 festivais.

Aos 82 anos, Áurea mantém o vigor de uma artista sempre em reinvenção. “A vida toda tive que me reinventar. A volta ao mundo em 80 dias é para os fracos, a volta ao mundo é em 80 lives!”, brinca a cantora, que segue produzindo, gravando e se apresentando ao lado de parceiros de diferentes gerações.

Serviço: 

[MÚSICA] Senhora das Folhas de Áurea Martins

Local: CAIXA Cultural Curitiba – Rua Conselheiro Laurindo, 280, Centro

Data: 28 a 31 de agosto de 2025

Horário: sexta-feira e sábado às 20h e domingo às 19h

Ingressos: R$ 30 (inteira) e R$ 15 (meia entrada) 

Vendas a partir do dia 23:

Presencial: a partir das 10h na bilheteria do teatro 

Online: a partir das 15h na plataforma Sympla

Classificação indicativa: Livre para todos os públicos

Duração: 80 minutos

Capacidade: 125 lugares (2 para cadeirantes)

Informações e programação completa: Site Curitiba | CAIXA Cultural | Instagram @caixaculturalcuritiba | (41) 3041-2155

 

Seja nosso parceiro2

Megaidea