Interaja conosco

Curitiba

Anoushka Shankar faz apresentação inédita em Curitiba em março de 2026

Publicado

em

Foto: Divulgação

Curitiba recebe, pela primeira vez, a sitarista e compositora Anoushka Shankar, um dos nomes mais influentes da música contemporânea global. Com 14 indicações ao Grammy, trilhas sonoras premiadas e uma carreira internacional consolidada, a artista desembarca no Brasil para sua primeira turnê pelo país em março de 2026. Serão três apresentações: Curitiba (21/03), Porto Alegre (22/03) e São Paulo (25/03). Os ingressos já estão à venda.

A passagem pelo Brasil tem como destaque a participação de Anoushka no Curitiba Jazz Sessions, sediado na capital paranaense. A turnê marca um momento simbólico: são 30 anos desde sua estreia aos 13 anos, quando começou a se apresentar ao lado do pai, o lendário Pandit Ravi Shankar. Foi com ele que aprendeu a tradição do sitar e a liberdade de improvisação que se tornaria sua assinatura artística. Anoushka também compartilha a herança musical com a irmã, a cantora Norah Jones, com quem já colaborou.

Ao longo da carreira, acumulou feitos históricos. Tornou-se a mais jovem e primeira mulher a receber o British House of Commons Shield; foi indicada ao Prêmio Ivor Novello; recebeu título honorário da Royal Academy of Music; e entrou para a história como a primeira musicista indiana a se apresentar ao vivo e atuar como apresentadora no Grammy Awards, além de ser a primeira mulher indiana indicada. Em 2024, recebeu o título de Doutora Honoris Causa pela Universidade de Oxford.

“A vinda de Anoushka Shankar ao Brasil é um marco para a música instrumental e para o público que acompanha artistas que transcendem fronteiras culturais”, afirma Patrik Cornelsen, diretor da Planeta Brasil Entretenimento. Já Lucas Rodrigues, da Goat Entertainment, destaca a escolha das capitais brasileiras: “São cidades com cenas vibrantes e público aberto a experiências profundas. Trazer uma artista desse porte reforça nosso compromisso em conectar o Brasil às potências criativas do mundo”.

Com colaborações que vão de Herbie Hancock, Patti Smith e Sting a Joshua Bell, Arooj Aftab, M.I.A. e Norah Jones, Anoushka se afirma como artista que rompe barreiras estilísticas e culturais. Seu trabalho mais recente, “Chapter III: We Return to Light”, encerra uma trilogia de mini-álbuns aclamada pela crítica internacional.

A apresentação em Curitiba acontece no dia 21 de março de 2026, na Ópera de Arame.
Ingressos estão disponíveis no site da Meaple. Mais informações sobre a turnê podem ser acompanhadas pelos perfis no Instagram: @curitibajazzsessions, @planetabrasilentretenimento, @goat_entertainment e @brancoproducoespoa.

Seja nosso parceiro2

Megaidea