Eventos
Jardim Literário chega à quinta edição com livros, música e teatro no Hospital Pequeno Príncipe
O evento acontece no Jardim dos Sonhos, em frente à fachada histórica do hospital, com entrada gratuita e aberta a toda a comunidade.

O Hospital Pequeno Príncipe recebe neste sábado (30), a partir das 10h, a quinta edição do Jardim Literário, iniciativa que une literatura, música e artes cênicas em um espaço de afeto e convivência. O evento acontece no Jardim dos Sonhos, em frente à fachada histórica do hospital, com entrada gratuita e aberta a toda a comunidade.
A programação traz a distribuição gratuita de cinco publicações:
- O Elefante e a Aranha, de Itaercio Rocha – duas histórias reunidas em um único livro, com concepção visual de Gustavo Caboco e ilustrações de Felipe Lui e Livia Deboni. A obra nasceu do álbum musical Encanto de Brincar, criado em parceria entre o autor, pacientes do Hospital Pequeno Príncipe e suas famílias, e transformado em literatura e animações.
- Nenhum Beijinho à Força e Nenhum Carinho à Força, de Marion Mebes, traduzidos por Angélica Neri e Gisele Eberspächer – livros que ajudam as crianças a reconhecer limites e situações de risco, incentivando o respeito ao corpo e o empoderamento desde a infância. As obras integram a campanha Pra Toda Vida – A violência não pode marcar o futuro das crianças, promovida pelo hospital desde 2006.
- Do Anhangava ao Everest, de José Álvaro da Silva Carneiro – relato do ambientalista e diretor do Complexo Pequeno Príncipe sobre sua escalada ao Everest em 2002, trazendo reflexões sobre montanhismo, meio ambiente e a relação afetiva com as montanhas paranaenses.
- A Rã na Correnteza, de Evandro Marenda – história lúdica que apresenta o herpetólogo fictício Professor Telmatobius, o Tio Neco, e a surpreendente Rã-amarradora, espécie imaginária que carrega um carretel de linha nas costas. Uma narrativa que mistura aventura, afeto e imaginação.
- Do Amargo se Fez Doce, de Luciana Patrícia de Morais e Marcela Bertelli – obra que resgata histórias, saberes tradicionais e receitas de doces de sete mulheres de Silva Campos (MG), atravessadas pelas transformações provocadas pela construção da represa de Três Marias nos anos 1960.
Além dos lançamentos, o evento terá contação da história O Elefante e a Aranha, com Ithyara Thainá e Thayana Barbosa; a performance teatral Minha terra tem surpresas onde canta o sabiá, do grupo Malasartes Educação Sensível; e show da banda Rockbugs, formada por seis musicistas e que traz como diferencial o duo de sopros com saxofone e trombone.
Criado para celebrar histórias — reais e inventadas — que florescem em meio ao cuidado e à infância, o Jardim Literário busca democratizar o acesso ao livro, estimular a leitura e aproximar autores e leitores em um ambiente lúdico e acolhedor. Em quatro edições anteriores, o projeto já lançou nove obras de mais de 15 autores independentes, com a distribuição gratuita de mais de 2.900 exemplares.
Realizado via Lei Rouanet, o projeto tem patrocínio das empresas Diferpan, Metisa, Produtos Paraná, Master Cargas Brasil e Lavitta, e como instituição beneficiada o Hospital Pequeno Príncipe — maior hospital pediátrico do Brasil.
Serviço
Jardim Literário – quinta edição
30 de agosto (sábado), das 10h às 13h
Jardim dos Sonhos – Hospital Pequeno Príncipe
(entrada pela Av. Silva Jardim, 1677)
Distribuição gratuita de livros, contação de histórias, performances e show da banda Rockbugs
www.ojardimliterario.com.br
Evento gratuito e aberto à comunidade.