Curitiba
Projeto “Dá pra viver de arte?” realiza evento gratuito focado na profissionalização do mercado musical independente
Após três meses de mentoria coletiva com a participação de 11 artistas LGBTQIAPN+, o próximo passo é expandir o diálogo com o público, promovendo conexões e debates fundamentais sobre acessibilidade, engajamento de audiência e circulação de shows no cenário independente.

Nos dias 8 e 9 de agosto, o Conservatório de MPB de Curitiba recebe o evento gratuito de encerramento do projeto “Dá pra viver de arte?”, iniciativa voltada ao fortalecimento de carreiras na música autoral. Após três meses de mentoria coletiva com a participação de 11 artistas LGBTQIAPN+, o próximo passo é expandir o diálogo com o público, promovendo conexões e debates fundamentais sobre acessibilidade, engajamento de audiência e circulação de shows no cenário independente.
A programação, aberta ao público em geral, conta com palestras, workshop e apresentação de pitches, reunindo nomes que se destacam na área musical brasileira, como Lio Soares, da banda Tuyo; e Lívia Milhomem Sá, coordenadora de produção na agência Let’s GIG e produtora executiva da Tuyo. O evento também terá a presença do coletivo Fluindo Libras, equipe de tradutores ouvintes e surdos que será representada por Gabriela Grigolom Silva, Rafaela Hoebel e Gustavo Moura.
A proposta é idealizada pela produtora cultural Priscila de Morais, à frente da Diversa Produções, que atua há nove anos em Curitiba. Ela foi empresária da Bananeira Brass Band, que realizou mais de 180 shows entre 2017 e 2022 e recebeu indicação ao Grammy Latino 2022 na categoria Melhor Projeto Gráfico de Álbum. “A intenção é amplificar o ecossistema da música independente curitibana através do fortalecimento de artistas emergentes. Contemplamos os eixos de produção, criação e difusão, para impulsionar a profissionalização e o acesso a conhecimentos práticos”, afirma Priscila.
Acessível em Libras, o evento é destinado a artistas, estudantes, produtores e demais profissionais que atuam no mercado musical. Para participar, é necessário se inscrever gratuitamente em cada atividade, por meio da plataforma Sympla. O projeto “Dá pra viver de arte?” é viabilizado com recursos da Política Nacional Aldir Blanc – Programa de Apoio e Incentivo à Cultura – Fundação Cultural de Curitiba, Prefeitura Municipal de Curitiba, Ministério da Cultura e Governo Federal.
PROGRAMAÇÃO
8/8, sexta-feira – 19h30 às 21h
Rodada de Pitches: Laboratório de Carreiras Musicais
Artistas participantes do Laboratório de Acompanhamento de Carreiras Musicais apresentam seus projetos desenvolvidos durante a mentoria coletiva e recebem feedbacks das convidadas nacionais: Lio Soares e Lívia Milhomem Sá. Para o público geral, é uma oportunidade para conhecer a nova cena curitibana e ouvir dicas sobre o mercado da música. Artistas participantes: Andréia Zanella, Ardlez, BEA, Bruna Thimoteo, Jaiussa, Juliana Gatto, KAMIK4ZE, Maíra Carvalho, Vic Wendler, VIKTOR e Vini Sant.
9/8, sábado – 9h30 às 11h
Painel: Venda e circulação de shows independentes
Como viabilizar uma carreira musical fora dos grandes circuitos? Este painel, conduzido pela produtora Lívia Milhomem Sá (Agência Let’s GIG e Banda Tuyo), discute caminhos possíveis para artistas independentes venderem seus shows e ampliarem sua presença em festivais e turnês através de estratégias de booking, tour management, mapeamento de oportunidades e construção de redes.
9/8, sábado – 11h15 às 12h45
Painel: Engajamento e relacionamento com o público
Como construir uma relação autêntica e duradoura com quem te escuta? Neste painel, Lio Soares, da banda Tuyo, compartilha as estratégias que tornam o público parte ativa de um projeto artístico. A partir da própria experiência com a Tuyo, referência em conexão com a audiência, a artista reflete sobre práticas de fidelização e comunidade.
Serviço:
Data: 8/8, das 18h às 21h; e 9/8, das 9h30 às 12h45Local: Conservatório de MPB (Rua Mateus Leme, 66 – São Francisco, Curitiba/PR)
Ingressos gratuitos: inscrições via Sympla
Evento acessível em Libras
Mais informações: pri@diversaproducoes.art.br | @diversaprod no Instagram