Interaja conosco

Teatro

Grupo Baquetá apresenta o espetáculo NHANDEREKÓ

Publicado

em

As apresentações acontecem 06 e 07 de julho ás 15h00 na Mostra Claudete Pereira Jorge. Com entrada gratuita 

por Vanessa R Ricardo

O Grupo Baquetá reestreia dentro da Mostra Claudete Pereira Jorge, o espetáculo NHANDEREKÓ. Com direção de André Daniel, a peça traz para o palco a cacique Ju Kerexu, Ricardo Werá, Kamylla dos Santos e Jamille Reddin, que juntos através de música, contações de histórias e teatro de formas animadas apresentam contos e histórias Mbya Guarani, que mostram a relação do povo com a natureza e com a sua própria cultura.

O espetáculo estreou em 2014 com o objetivo de aproximar e sensibilizar crianças e adultos com as questões dos povos indígenas do Brasil. Em 2022, o trabalho passou por uma transformação, ampliando a abordagem sobre as questões histórico sociais.

O trabalho que completa dez anos em 2024, surgiu em um primeiro momento com uma contação de história, voltada a alunos da rede pública de ensino. “Quando iniciamos as pesquisas, eu estava fazendo antropologia, onde tive a oportunidade de percorrer os territórios Mbya Guarani. E nesse processo eu percebi que essa é a nossa cultura e que desconhecemos. E montar NHANDEREKÓ é uma forma de firmar o compromisso que o Grupo Baquetá tem, que é aplicar a lei 10.639 que depois se transforma na lei 11.645 de 2008 que inclui o ensino da cultura indígena, junto com a cultura africana e afro-brasileira em todos os âmbitos da educação”, lembrou Kamylla dos Santos.

A primeira versão do trabalho nasceu como uma contação de história, que fazia referência a diversos povos indígenas de diferentes regiões do Brasil. Em 2022, com direção de Itaecio Rocha, o trabalho seguiu outro caminho. “Com o passar do tempo fomos delimitando com os povos indígenas do Paraná, e com a presença da Juliana Kerexu, como orientadora de conteúdo, decidimos falar sobre  o povo Mbya Guarani. E agora nessa última versão do trabalho, a peça conta com um elenco misto de atores indígenas e não indígenas “, comemorou o diretor André Daniel.

A palavra Nhanderekó representa o modo de ser guarani, mantendo a cultura viva, respeitando as florestas, águas e os sopros ancestrais. “Uma coisa bem legal desse processo é viver o Nhanderekó, a cultura Mbya Guarani é muito do vivenciar. O que nos traz a possibilidade de outra forma de pensar o teatro. O espetáculo é um convite principalmente o público infantil de sentir a floresta, sentir o silêncio, a água. Ter esse contato com o saber afro indígena”, comentou a atriz Kamylla.

NHANDEREKÓ fará duas apresentações, dias  e 06 e 07 de julho, às 15h00, no Teatro Novelas Curitibanas dentro da Mostra Claudete Pereira Jorge. A entrada é gratuita e os ingressos são distribuídos 1 hora antes da peça. A apresentação do dia 07 terá acessibilidade em Libras.

Serviço:

NHANDEREKÓ

Onde: Teatro Novelas Curitibanas – Claudete Pereira Jorge – (Rua Presidente Carlos Cavalcanti, 1222 – Bairro São Francisco)

Quando: 06 e 07 de julho sábado e domingo

Horário: 15hoo

Entrada Franca – Distribuição dos ingressos 1h antes da apresentação

Crédito foto: Bruna Thimoteo

Comentar

Responder

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Seja nosso parceiro2

Megaidea