Interaja conosco

Exposição

Exposição asiática do MON pode ser acessada de qualquer lugar do mundo através do Google Arts & Culture

Publicado

em

A partir de quarta-feira (20/3), a exposição “Ásia: a Terra, os Homens, os Deuses”, em cartaz no Museu Oscar Niemeyer (MON), poderá ser vista também virtualmente.

No ano passado, o MON passou a fazer parte da plataforma Google Arts & Culture, ao lado dos grandes museus do Brasil e do mundo. A ferramenta reúne conteúdos sobre arte e cultura, incluindo informações sobre museus, obras, artistas e exposições ao redor do mundo, o que permite que o usuário realize tours virtuais por esses espaços.

A mostra “Ásia: a Terra, os Homens, os Deuses” conta com uma seleção de 200 peças provenientes de mais de dez países asiáticos, que faz parte da coleção de 3 mil peças doadas ao Museu pelo embaixador Fausto Godoy, em 2018.

“O ingresso dessa importante exposição do MON na plataforma Google Arts & Culture é uma excelente maneira de permitir seu acesso imediato aos moradores dos 399 municípios paranaenses”, comentou o secretário de Estado da Comunicação Social e da Cultura, Hudson José. “Isso está alinhado à nossa proposta de fazer com que a cultura e a informação cheguem rapidamente a todos os locais do Estado”, disse.

A chegada da coleção asiática ao acervo do MON o elevou ao patamar dos grandes museus internacionais. Segundo a diretora-presidente da instituição, Juliana Vosnika, o seu ingresso agora na plataforma Google Arts & Culture fará com que a exposição chegue a um público muito maior. “Com essa ferramenta, alcançaremos especialmente os jovens, que seguindo uma tendência mundial já se interessam pela cultura asiática e de onde estiverem poderão acessar peças raras e de grande valor simbólico originais de dez países”, afirmou.

Visita virtual 

O Google Arts & Culture possui parcerias com mais de 1.800 museus e instituições culturais em todo o mundo e mais de 50 no Brasil, para que as pessoas, de qualquer lugar, possam explorar algumas das coleções de arte mais emblemáticas da história. A plataforma tem duas missões. A primeira é de dar acesso à arte e cultura a todos, em qualquer lugar. A segunda é a de ser parceiro de inovação para o setor cultural. O Arts & Culture trabalha com organizações culturais e museus para ajudá-los a compartilhar e preservar seu conteúdo e criar experiências culturais interessantes usando tecnologia de ponta, como a realidade virtual.

Além da exposição da Ásia, o MON participa da plataforma com outras cinco: “Nos pormenores um universo – Centenário de Vilanova Artigas” (em cartaz de 27 de agosto de 2015 a 19 de julho de 2016), “Irmãos Campana” (em cartaz de 27 de abril a 20 de agosto de 2017), “Não está claro até que a noite caia”, da artista Juliana Stein (em cartaz de 30 de setembro de 2017 a 18 de março de 2018), “Circonjecturas”, do artista Rafael Silveira (em cartaz de 11 de maio a 6 de agosto de 2017) e “Luz ≅ Matéria” (em cartaz desde 26 de outubro de 2018).
Coleção Asiática 
Inaugurada no MON em março de 2018, a exposição “Ásia: a Terra, os Homens, os Deuses” apresenta ao público uma seleção de 200 peças provenientes de mais de 10 países asiáticos. Elas fazem parte da coleção de 3 mil peças doadas ao Museu pelo embaixador Fausto Godoy – reunidas por ele ao longo de sua carreira diplomática.

Com curadoria do próprio embaixador e de Teixeira Coelho, a mostra reúne peças raras e de forte conteúdo simbólico, provenientes de mais de 10 países, como China, Japão, Índia, Paquistão, Butão, Irã, Afeganistão e Myanmar.

Há peças como as cerâmicas do Vale do Indo, que podem chegar a 7 mil anos (V-II milênio A.C.), gravuras japonesas e indianas, o espírito protetor de jade (guardião de túmulo), do período neolítico chinês; além dos ornamentos e outras peças da Ásia Central, entre elas, várias do planalto tibetano, que revelam o valor singular desta coleção.

Sobre o MON

O Museu Oscar Niemeyer (MON) pertence ao Governo do Estado do Paraná. A instituição abriga referenciais importantes da produção artística nacional e internacional nas áreas de artes visuais, arquitetura e design, além da mais significativa coleção asiática da América Latina. No total, o acervo conta com aproximadamente 7 mil peças, abrigadas num espaço superior a 35 mil metros quadrados de área construída, sendo 17 mil metros quadrados de área para exposições, o que torna o MON o maior museu de arte da América Latina.

Serviço:
Museu Oscar Niemeyer na plataforma Google Arts & Culture
Disponível em g.co/contemporaryart

Museu Oscar Niemeyer
Rua Marechal Hermes, 999
Curitiba/Paraná
museuoscarniemeyer.org.br
Visitação: terça a domingo, das 10h às 18h
R$ 20 (inteira) e R$ 10 (meia-entrada)
Quartas gratuitas

Crédito foto: Mariana Alves

Comentar

Responder

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Seja nosso parceiro2

Megaidea