Interaja conosco

Eventos

Fim de semana terá desfiles das escolas de samba de Curitiba

Publicado

em

Os desfiles das escolas de samba de Curitiba, no próximo final de semana, na Avenida Marechal Deodoro, são o ponto alto da programação do Carnaval 2019. São cinco escolas do grupo especial e quatro do grupo de acesso, além dos blocos. No fim de semana, acontece também a marcha Zombie Walk.

A festa começa sábado (2), com o Baile Infantil na avenida, às 15h, a apresentação dos blocos Afoxé, Unidos de Judá e Rancho das Flores a partir das 18h, e o desfile das escolas do grupo especial, a partir das 20h20. A programação continua no domingo (3) – primeiro com a marcha Zombie Walk, com concentração a partir das 12h, na Boca Maldita, e depois com o desfile de blocos carnavalescos e escolas de samba do grupo de acesso, a partir das 18h.

Estrutura – A estrutura para receber as festividades está sendo montada, o que requer o bloqueio parcial do trânsito na Avenida Marechal Deodoro, durante esta semana. Serão instalados equipamentos de som e iluminação, e três arquibancadas com um total de 3 mil lugares. Uma delas é exclusiva para idosos, gestantes e pessoas com deficiência, tendo espaço para cadeirantes. Serão instalados também 120 cabines de banheiros químicos, que estarão dispostas por todo o eixo de animação, entre as ruas Barão do Rio Branco e Marechal Floriano Peixoto. Três ambulâncias e uma tenda com ambulatório ficarão responsáveis pelos atendimentos de emergência.

Estarão a postos os efetivos da Polícia Militar, Polícia Civil, Guarda Municipal e uma equipe de segurança privada. Também estarão presentes fiscais do comércio ambulante e equipes da Fundação de Ação Social, Conselho Tutelar e Ministério Público para ações de proteção de crianças e adolescentes e conscientização contra exploração sexual e trabalho infantil.

Programação – A festa na Avenida Marechal Deodoro, no sábado de Carnaval, começa com o Baile Infantil das 15 às 17h. O desfile tem início às 18h, com a entrada de três blocos.  Tradicionalmente, o Afoxé Aiyé Layó é o primeiro a desfilar, fazendo o ritual da “purificação” da passarela do samba. Na sequência entra o bloco Unidos de Judá e o Rancho das Flores, formado por idosos atendidos pelos programas da Fundação de Ação Social. Este ano eles fazem uma homenagem em forma de marchinha à poetisa Helena Kolody.

A primeira escola do grupo especial, Enamorados do Samba, dá a largada às 20h20, seguida pela Leões da Mocidade, Imperatriz da Liberdade, Acadêmicos da Realeza e Mocidade Azul. O desfile neste dia está previsto para terminar à 1h45 da madrugada.

No domingo, mais blocos se apresentam a partir das 18h: Sambistas do Amanhã, Fogosa, Púrpura e Boêmios e Madames. A primeira escola do grupo de acesso é a Unido de Pinhais, que entra na avenida às 21h20. Depois vêm a Império Real de Colombo, Internautas e Embaixadores da Alegria.

As apresentações serão avaliadas por uma comissão de jurados. A apuração das notas e a proclamação da escola campeã de 2019 será na segunda-feira (4), a partir das 15h, no Memorial de Curitiba.

Zumbis – A tradicional marcha Zombie Walk acontece no domingo de Carnaval. A concentração será das 12h às 14h, na Boca Maldita. Depois, os zumbis seguem pela Rua das Flores, passam pelo Sesc Paço da Liberdade (Praça Generoso Marques) e continuam até a Praça Santos Andrade, onde estará montado um palco com shows musicais.

Confira aqui a programação completa

 http://www.fundacaoculturaldecuritiba.com.br/pub/file/ga_bruno_GuiaDosFoli%C3%B5es_SITE.pdf

Crédito foto: Cido Marques

Comentar

Responder

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Seja nosso parceiro2

Megaidea